4 princípios sobre ter estagiários que provavelmente você nunca pensou

contratação de estagiários

Nossa empresa, ao longo dos seus 7 anos de operação, tem como principal serviço a contratação de estagiários. O que eu não contava é que isso me ensinaria tanto sobre formas de contratação, desenvolvimento de equipe e cultura organizacional. Vou mostrar a você no decorrer desse artigo 4 princípios sobre ter estagiários que podem mudar a história da sua empresa, independente do nível atual dela.

A contratação de estagiários é a melhor e mais segura forma de contratação de profissionais

Já pensou em contratar alguém comprometido com a empresa, que só falta quando é realmente necessário, que respeita as normas e está com muita vontade de crescer? Parece utopia, mas isso se chama contratação de estagiários.

Quando uma empresa contrata um novo colaborador, por melhor que seja o processo seletivo, entende que só conhecerá esse profissional no dia a dia. Durante as entrevistas todo mundo é comprometido, assíduo, proativo…

Se a empresa pensar na sua próxima contratação antes de precisar contratar, pode desenvolver um estagiário dentro da capacitação técnica desejada. Com isso, analisando o tempo todo seu comportamento e moldando sua forma de atuação dentro da cultura da empresa. Na próxima necessidade de contratação de um efetivo, o estagiário poderá estar pronto para assumir o cargo. Assim, você contratará alguém que conhece e sabe da capacidade e comprometimento com a empresa.

Aí você me pergunta, e se o estagiário não for comprometido, assíduo, proativo…? Isso realmente acontece, afinal, estamos falando de seres humanos. A questão é que substituir um estagiário é muito mais simples e barato do que um efetivo, já que não existe o vínculo empregatício.

Já aconteceu de você contratar um efetivo que já chegou reclamando que ganha pouco, comparando a empresa com a outra que ele trabalhou? Todas as vezes que eu fiz essa pergunta ouvi um SIM. Um estagiário contratado se sente PROMOVIDO, ao contrário do efetivo que só aceitou a vaga por que estava precisando…

Contratação de estagiários é uma excelente opção para corrigir pequenos problemas que geram grandes transtornos

Vou dar um exemplo recorrente em nossos clientes que trabalham com estoque de mercadorias, principalmente os maiores. É comum o estoque das lojas não baterem com as quantidades no sistema e isso causar problemas de ruptura de estoque, fazendo que se perca vendas inteiras por um item faltando. Outro problema é a compra errada, fazendo com que itens fiquem em falta e outros acima do necessário.

Temos vários clientes que contratam estagiários para contagem de estoque. Com isso, mantém o sistema atualizado, o estoque arrumado e compram com segurança.

Há outros diversos casos onde pequenos problemas, que ninguém resolve, causam grandes danos, e um estagiário fazendo essa função aumentaria o resultado da empresa e/ou diminuiria os danos.

Onde estão os gargalos dos seus processos? Pode ser que um estagiário seja exatamente do tamanho deles.

Contratar estagiários preserva a cultura da empresa

Estagiários são livros em branco, se disponha a escrever primeiro neles. Assim, terá um profissional formado dentro dos seus princípios, conforme suas normas e com o comportamento que a empresa preza.

Um cliente nosso baixou consideravelmente a média de idade na sua empresa por conta dos estagiários e ao mesmo tempo aumentou a performance da sua equipe, por conta de ter a oportunidade de formar seus colaboradores desde o começo da sua carreira.

Se a empresa tiver a mentalidade de formar seus colaboradores, colherá os frutos do investimento de tempo e energia. Assim, tornando menor o esforço com o passar do tempo. Seus novos colaboradores chegarão em um ambiente diferente, onde é natural que se viva a cultura da empresa.

Estagiários tem a mentalidade de quem quer crescer, não de quem quer se aposentar

Quem está buscando seu espaço no mercado, normalmente, tem mais disposição para o novo, está aberto a fazer experiências. Sabe aquele colaborador que diz que “vai dar errado” logo após você dar uma nova ideia sobre algo? Esse não é o estagiário, até por que, eles não tem informação anterior. Tudo é novidade para eles.

Mesmo que discordem, querem se desenvolver para serem contratados. Para isso, farão esforços diferenciados. Por de estarem em uma fase de aprendizado na vida, tentar novas formas faz parte do momento que estão vivendo.

Conheça nossos serviços de contratação de estagiários

Deixe uma resposta