Manualização de Procedimentos Operacionais

O maior desafio na implantação de uma cultura organizacional (independente do porte da empresa) é fazer com que todos os colaboradores realizem suas atividades da forma como a empresa entende que seja a melhor. Na maioria dos casos, novos colaboradores são treinados com seus pares mais antigos ou por superiores que passam de forma superficial suas atividades e o profissional acaba aprendendo no dia a dia e fazendo da sua própria forma.

A criação de um MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO (POP) é a melhor forma de estabelecer um padrão a ser seguido. Os novos colaboradores poderão ser treinados a partir do manual e os profissionais mais antigos tem um padrão a seguir para a execução de suas atividades.

O Manual POP é um documento onde são descritas com riqueza de detalhes todas as etapas dos processos internos da empresa, contendo também os documentos, formulários ou outros anexos que podem ser utilizados nas atividades e ilustrado com fluxogramas.

Uma documentação como essa é vital para empresas que visam o crescimento, principalmente em número de unidades, pois a implantação pode ser muito mais rápida e eficaz. Com um Manual POP a empresa pode repor colaboradores com um risco baixíssimo de perda da sua cultura, desde que o manual seja executado.

Veja a seguir as etapas da nossa consultoria para criação de um Manual POP para sua empresa:

Mapeamento de Processos

Todos os processos internos da empresa serão mapeados e criados documentos para execução padrão das tarefas. Durante essa etapa nossa equipe vai de fato mergulhar no ambiente da empresa, buscando com os colaboradores e liderança como são realizadas as atividades e como elas se encaixam no macro processo da empresa.

Validação do Mapeamento

O líder de cada setor mapeado valida o mapeamento e o detalhamento das instruções de trabalho conforme o padrão estabelecido pela empresa. Em seguida o mapeamento passa pela validação da direção da empresa ou profissional indicado para a validação final do mapeamento.

Nesse momento pode-se (e normalmente se faz) ajustar oportunidades de melhoria identificadas no mapeamento dos processos.

Criação do Manual de Procedimentos

É criado o Manual POP com todos os padrões operacionais dos processos internos da empresa e dividido para os setores, de forma que cada setor terá um manual próprio com as atividades específicas que participa.