Consultoria em Recursos Humanos

Nossas consultorias de Recursos Humanos não tem uma receita de bolo. Entendemos que empresas são um organismo vivo e cada uma tem necessidades específicas. Conheça algumas ferramentas e etapas que podem ser utilizadas na sua consultoria:

Diagnóstico empresarial

A primeira fase de todas as nossas consultorias tem o objetivo de entender onde a empresa quer chegar. O diagnóstico empresarial tem o objetivo de identificar os objetivos, pontos fortes e o que precisa ser desenvolvido para chegar lá.

Análise competitiva do negócio

Nessa fase, vamos analisar todos os pontos da gestão estratégica do negócio. O objetivo é mapear sua missão, visão e valores e a partir daí alinhar com todas as suas ações.

Durante essa fase, mapearemos também seu mercado consumidor, fornecedor e concorrente. A intenção é entender a competitividade atual da empresa e onde pode fazer ajustes.

Metas e indicadores

Saber onde se quer chegar é tão importante quanto saber se está no caminho. Nessa fase vamos definir claramente as metas da empresa e quais indicadores mostram seu avanço. Entender seus índices gera uma base sólida para a tomada de decisão.

Definição do organograma e seus cargos

Essa fase é essencial para a construção de todo o trabalho, nela vamos desenvolver o organograma da empresa. Assim, poderemos ter uma visão clara da estrutura das funções e hierarquia, que servirá de base para o desenvolvimento dos descritivos de função e podem aparecer algumas boas oportunidades de melhoria na produtividade aqui.

Criação dos descritivos de função

O princípio básico para qualquer profissional ser produtivo é entender claramente o que a empresa espera dele. Nessa fase, vamos detalhar todas as funções.

Esse é o momento em que implementamos uma ferramenta de análise de perfil comportamental que é um divisor de águas na maioria das nossas empresa clientes.

Recrutamento e Seleção (R&S):

Obobjetivo dessa fase é desenvolver na empresa um processo eficaz de atração de profissionais. A diminuição da rotatividade nas empresas passa diretamente pelo processo de contratação.

A redução de custos com demissões aumenta a lucratividade das empresas, sem contar o que a empresa perde de clientes por não ter bons profissionais, esse custo é intangível.

Integração de Novos Colaboradores:

Nessa fase, vamos criar juntos procedimentos para receber os novos membros da equipe. Entender desde o início a cultura e as estratégias da empresa, assim como os detalhes da sua função e o que se espera dela dará ao colaborador segurança, além de aumentar a percepção de valor da empresa.

O processo de integração dos novos colaboradores precisa ser leve e impactante, toda a empresa é envolvida nele.

Clima organizacional

A leitura da empresa pelo olhar dos colaboradores traz grandes oportunidades de melhoria, além de evidenciar pontos que precisam ser desenvolvidos para aumentar a produtividade e melhorar o ambiente.

Avaliação de desempenho

Nessa fase vamos implementar ferramentas para medir o desempenho dos colaboradores. Essa implementação é importante para feedbacks, mudanças de cargo, promoções e até demissões. O objetivo é manter os colaboradores em constante desenvolvimento e sempre alinhados às metas e princípios da empresa.

Consolidação do projeto

A fase final da nossa consultoria vai apresentar um relatório de todos os avanços feitos pela empresa durante nossa caminhada com o objetivo de aumentar a percepção de valor da empresa em relação às mudanças realizadas. Esse é o momento de passar o bastão para a empresa e empoderar mais sua equipe na tomada de decisões.