Como não transformar a Black Friday em Black FRAUDE

Black Friday

Há alguns anos o comércio brasileiro começou a adotar uma prática já difundida nos Estados Unidos, a Black Friday. Na última sexta-feira de novembro o comércio coloca diversos produtos a preços baixíssimos, alguns até abaixo do custo.

A grande questão é que no nosso Black Friday acontecem dois fenômenos que prejudicam o lojista ou o consumidor, quando não, ambos. Vejamos:

  1. Para atrair os clientes ao dia de vendas o lojista joga suas margens no chão, muitas vezes abrindo mão do valor agregado que os clientes da marca já percebem e com isso atraem um público que não é o seu. Em muitos casos a loja tem dificuldades de voltar o preço ao normal, principalmente quando trabalham com Black November, por exemplo, já que passam um mês inteiro com aquela tabela de preços (até os vendedores deixam de acreditar no preço normal). Após esse esforço todo a loja pode perceber um falso movimento de dinheiro, pois as margens estão apertadas demais e não sobra muita coisa.
  2. O outro fenômeno se dá quando a loja, para não criar a primeira situação que relatei, resolve fazer o famoso TUDO PELA METADE DO DOBRO.  Com isso o cliente sente-se enganado, principalmente os que já são clientes constantes da loja e conhecem os preços. Conversando sobre isso com um cliente, ele me relatou que nunca mais entrou em uma loja que comprava com frequência por conta de uma falsa promoção dessas.

A ideia da Black Friday é fazer uma troca de coleção. Na última sexta-feira de novembro coloca-se tudo o que está sobrando da promoção atual e o que sobrou da passada para fora, para dar lugar ao novo para as vendas de dezembro. É uma grande possibilidade da sobra não virar encalhe.

Torne a black friday lucrativa fazendo uma ação de vendas saudável, seguem algumas dicas:

  1. Separe o que não vendeu há algum tempo em coleções que já estão pagas;
  2. Você pode criar combos de produtos para dar uma cara mais bonita para a venda;
  3. Gere expectativas nos clientes publicando com antecedência o que você vai vender na Black Friday através das redes sociais e outros canais de contato;
  4. Se preferir, coloque um produto destaque (da coleção atual, sem fazer loucuras com a margem) em cada departamento para atrair clientes específicos;

Essa é uma excelente oportunidade de trazer o cliente para comprar um produto que ele viu anunciado e sair com mais compras do seu mix de produtos em sua margem normal.

Espero ter ajudado você! Deixe sua opinião nos comentários, podemos fazer uma boa troca de ideias.

Um forte abraço e Vamos de Vendas!

Assista nossos vídeos de vendas clicando aqui.

Deixe uma resposta